PDP2022.png

  

  • PDP 2022: acesse aqui 
  • Anexo 1  - Lista das necessidades de desenvolvimento atendidas pela Enap, escolas de governo, instituições públicas ou outras parcerias: acesse aqui
  • Anexo 2  - Cronograma de Ações de Capacitação DGP/Dcade/Procap 2022: acesse aqui (atualizado em abril/2022)
  • Lista completa das 250 necessidades: acesse aqui

  

O que é o PDP?  

Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) é um instrumento da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP), estabelecida pelo Decreto n. 9.991, de 28 de agosto de 2019.

É elaborado anualmente pelos órgãos e entidades integrantes do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal (SIPEC). Desde o ano de 2020, as ações de desenvolvimento ofertadas pela UnB são promovidas tendo por base aquele instrumento, que substituiu o antigo Plano Anual de Capacitação.

No PDP, são estabelecidas as necessidades de desenvolvimento que deverão ser atendidas ao longo do ano por meio de ações de capacitação. Além disso, a previsão da necessidade de desenvolvimento no PDP é requisito essencial para as autorizações de licença para capacitação, afastamento para participação em programa de pós-graduação e demais afastamentos para ações de desenvolvimento.

Como foi elaborado o PDP da UnB em 2022? 

A elaboração do PDP da UnB foi composta por quatro etapas: 

1) Orientações às 66 Unidades acadêmicas e administrativas selecionadas para realizar o Levantamento de Necessidades de Desenvolvimento; 

2) Coleta de dados junto às Unidades selecionadas; 

3) Consolidação e detalhamento das informações; e,

4) Aprovação e submissão do PDP.

Na primeira etapa, a Procap orienttou as Unidades acadêmicas e administrativas a realizar o levantamento das necessidades de desenvolvimento, disponibilizará um Guia informativo, o Formulário eletrônico para coleta de dados, realizará lives, e abrirá um canal de comunicação para solucionamento de eventuais dúvidas. Cada dirigente máximo das Unidades acadêmicas e administrativas selecionadas indicou um representante técnico para conduzir, acompanhar e apoiar todo o processo de levantamento de necessidades de desenvolvimento. Após o envio ao DGP dos dados da chefia da Unidade (ou servidor delegado para essa função) e do representante técnico, as unidades receberão as instruções sobre a metodologia que será utilizada no levantamento das necessidades de desenvolvimento. Finalizada a coleta de dados nas unidades, a chefia deverá validar as informações e enviá-las ao Decanato de Gestão de Pessoas (DGP).

segunda etapa, de coleta de dados, foi realizada em cada uma das 66 unidades previamente selecionadas, de modo colaborativo e participativo. Sugeriu-se a realização de reuniões virtuais entre os servidores da Unidade, para que indiquem as necessidades de desenvolvimento de cada setor, assim como a indicação das respectivas ações de desenvolvimento para atendê-las.

Para a elaboração do PDP UnB 2022, foram selecionadas as seguintes unidades: Gabinete da Reitora; Vice-Reitoria; Decanatos; Unidades Acadêmicas; Centros vinculados à Reitoria; Órgão Auxiliares e Complementares; e outros Órgãos vinculados à Reitoria, inclusive aqueles com status de assessoria. Nessa etapa, as unidades também poderão indicar a sua percepção sobre as necessidades de desenvolvimento relacionadas às suas atividades de competência que são desenvolvidas de forma descentralizada, por outras Unidades com as quais se relaciona diretamente.

Na terceira etapa, o DGP consolidou as informações enviadas pelas unidades acadêmicas e administrativas. Essa etapa envolveu a validação das necessidades de desenvolvimento, por exemplo, eliminando as necessidades repetidas ou adequando a escrita ao padrão estabelecido pelo órgão central do SIPEC. Além disso, nessa etapa, será sistematizada a lista de ações de desenvolvimento que serão ofertadas pela Procap, aquelas que poderão ser ofertadas por meio das Escolas de Governo (Enap e outras) e aquelas que poderão ser desenvolvidas pela própria unidade, seja diretamente ou por meio de contratação externa.

Por fim, na quarta etapa, o PDP foi submetido à aprovação da Administração Superior da UnB e, posteriormente, encaminhado ao órgão central do SIPEC, que emiti manifestação técnica sobre o documento com eventual pedido de revisão.

  

Documentos importantes:

  • Guia do PDP 2022: acesse aqui 
  • Circular 12/2021/ PROCAP/ DCADE / DGP: SEI 23106.082572/2021-59 e Circular 13/2021/ PROCAP/ DCADE / DGP: SEI 23106.084402/2021-17
  • Tabela Representantes e Gestores: acesse aqui
  • Live sobre o Levantamento de Necessidades (gravada do dia 06/08): acesse aqui
  • Formulário / Planilha Excel – coleta dos dados: acesse aqui
  • Página para upload e envio da planilha Excel da Unidade (é necessário estar logado na sua conta de e-mail unb.br)https://forms.office.com/r/3SPzfk1tRz 
  • Relatório Executivo - Resultados Preliminares do Levantamento de Necessidades de Desenvolvimento 2022: acesse aqui
  • 1ª versão do Levantamento de Necessidades de Desenvolvimento 2022: acesse aqui
  • Perguntas Frequentes - FAQs: acesse aqui
  • Cronograma de Levantamento de Necessidades - PDP 2022clique aqui

  

  

CONTATO para DÚVIDAS: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Favor, discriminar o assunto: “PDP/UnB 2022".