Plano de Desenvolvimento de Pessoas 2026
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O que é o PDP?
O Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) é um instrumento da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP), estabelecida pelo Decreto n. 9.991, de 28 de agosto de 2019 (com alterações no Decreto n. 10.506 de 2020).
É elaborado anualmente pelos órgãos e entidades integrantes do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal (SIPEC). Desde o ano de 2020, as ações de desenvolvimento ofertadas pela UnB são promovidas tendo por base aquele instrumento, que substituiu o antigo Plano Anual de Capacitação.
No PDP, são estabelecidas as necessidades de desenvolvimento (ND) que deverão ser atendidas ao longo do ano seguinte por meio de ações de capacitação.
Além disso, a previsão da necessidade de desenvolvimento (ND) no PDP é requisito essencial para as autorizações de licença para capacitação, afastamento para participação em programa de pós-graduação, demais afastamentos para ações de desenvolvimento e ações de capacitação internas e externas.
Como será elaborado o PDP UnB em 2026?
A elaboração do PDP da UnB será composta por cinco etapas:
- 1) Circular DGP para as Unidades Administrativas e Acadêmicas para realizar o Levantamento de Necessidades de Desenvolvimento (LND) e para indicação do Representante e da Chefia da Unidade;
- 2) Coleta de dados pelo(a) representante da Unidade, na planilha Excel e com o material de apoio o canvas . Na planilha Excel realizar também a consolidação das Necessidades de Desenvolvimento (ND), se for o caso, e a validação pela Chefia Indicada. Lembrete: manter a planilha excel arquivada na Unidade;
- 3) Registro pelo(a) representante da Unidade das NDs selecionadas e validadas (máximo 10 por Unidade) no formulário eletrônico ( via Forms - link enviado para os respecitovs indicados);
- 4) Registro no Portal SIPEC das necessidades levantadas pela Universidade;
- 5) Consolidação, priorização e detalhamento das soluções pelo DGP no Portal SIPEC;
- 6) Aprovação pela administração superior e envio para o órgão central.
Orientações importantes:
- 1) A Unidade deve indicar no processo SEI 23106.087152/2025-92 os dados do representante e dirigente (chefia validadora) para realização do levantamento das necessidades em suas Unidades.
- 2) A Unidade deve discutir coletivamente sobre as necessidades de desenvolvimento da área para o PDP 2026. Sugere-se que sejam apontadas, no máximo, 10 necessidades prioritárias para serem cadastradas no formulário eletrônico.
- 3) Haverá o cadastramento pelo DGP no Portal SIPEC das necessidades definidas.
- 4) Na última etapa, o responsável pela Unidade (dirigente máximo da Instituição ou indicado por este) fará a validação final das necessidades que foram cadastradas no Portal SIPEC.
Plantões de Dúvidas
- Plantão 1 (remoto*): 15/09 das 10h às 12h;
- Plantão 2 (remoto*): 16/09 das 14h às 16h;
- Plantão 3 (remoto*): 17/09 das 10h às 12h;
- Plantão 4 (presencial**): 18/09 das 14h às 16h;
- Plantão 5 (remoto*): 19/09 das 14h às 16h;
*Plantão remoto: os representantes e chefias indicados são adicionados no chat "Central de Dúvidas - Levantamento de Necessidades PDP 2026"
**Local para plantão presencial: Procap, Sala A1-56/6, Prédio da Reitoria
Documentos importantes:
