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PDP 2024 post it

PLANO DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS 2024

 

Listagem completa das necessidades de desenvolvimento do PDP 2024: Clique aqui


 

O que é o Plano de Desenvolvimento de Pessoas – PDP?

 

A atualização da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP), por meio da publicação do Decreto nº 9.991/2019, apresentou uma série de alterações nas etapas de planejamento, execução, avaliação e monitoramento das ações de capacitação, desenvolvimento e educação ofertadas aos servidores públicos federais de modo a torná-las mais modernas, dinâmicas e alinhadas aos princípios de governança pública.
Como um instrumento integrante da PNDP, o PDP é elaborado anualmente por todos os órgãos e entidades integrantes do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal (SIPEC) e busca estabelecer uma cultura de planejamento das ações de capacitação e desenvolvimento na Administração Pública Federal.
O PDP apresenta as necessidades de desenvolvimento que deverão ser objeto de execução ao longo do ano por meio de ações de capacitação. Sua elaboração deve levar em consideração as especificidades da UnB na busca pelo cumprimento de seus objetivos institucionais e as particularidades do processo de qualificação e aperfeiçoamento dos professores e técnicos-administrativos em educação.
Anualmente, o Decanato de Gestão de Pessoas (DGP), por meio da Coordenadoria de Capacitação (Procap) realiza o levantamento das necessidades de desenvolvimento dos servidores da UnB, por meio de diversos instrumentos. O registro dessas necessidades é realizado no PDP, após identificação, definição e dimensionamento das prioridades, tendo sempre em vista os princípios da eficiência e da eficácia.
Durante o período de 22/08/2023 a 01/09/2023, foram consultados todos os Decanatos e unidades estratégicas selecionadas para ratificar e/ou propor as respectivas necessidades de desenvolvimento aderentes às suas áreas de atuação na Universidade.
As necessidades de desenvolvimento foram analisadas e consolidadas pelo Decanato de Gestão de Pessoas, resultando em 69 necessidades que contemplam as seguintes áreas temáticas:
Práticas de ensino, pesquisa e extensão;
Gestão da graduação, pós-graduação e extensão;
Análise orçamentária, financeira e contábil;
Atendimento ao público;
Direitos Humanos;
Coleta e tratamento de dados;
Elaboração de material audiovisual;
Gestão da informação e comunicação;
Gestão de equipe;
Gestão de processos e projetos;
Gestão documental e do acervo;
Gestão e desenvolvimento de TIC.
Licitação, contratos e convênios;
Planejamento e avaliação institucional;
Promoção à saúde e segurança no trabalho;
Sistemas e ferramentas institucionais.

As necessidades transversais dos diversos órgãos e entidades identificadas no PDP 2024 serão atendidas, prioritariamente, pela Enap e demais Escolas de Governo do Poder Executivo Federal.
Além do incentivo à participação em ações oferecidas pelas Escolas de Governo, o DGP, por meio da Procap, apresenta anualmente a lista de ações de desenvolvimento que serão desenvolvidas por meio das parcerias com as unidades demandantes, que poderão ser ofertadas nas modalidades presencial, à distância ou híbrida, por meio das plataformas Teams (cursos remotos) e Aprender 2 (cursos à distância).
As necessidades restantes (não atendidas pelas Escolas de Governo ou pelo DGP/Dcade/Procap) poderão ser atendidas por meio de custeio de eventos externos de capacitação, cursos e visitas técnicas com recursos da Ação Orçamentária para Capacitação de Servidores Públicos Federais. As informações e critérios serão disponibilizados em momento oportuno por meio de edital.

Enquanto a versão final do Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) para o ano de 2024 da Universidade de Brasília (UnB) não é oficialmente publicada, apresentamos, para amplo conhecimento, a listagem completa das Necessidades de Desenvolvimento do PDP 2024:
 clique aqui!