A Coordenadoria de Capacitação (Procap), vinculada à Diretoria de Capacitação, Desenvolvimento e Educação (DCADE), do Decanato de Gestão de Pessoas (DGP) informa sobre os procedimentos para obtenção de certificação de servidores por meio de aprendizagem em serviço, prevista na Instrução Normativa da Câmara de Gestão de Pessoas nº 01/2016, capítulo VI, seção II.

 

Visando o desenvolvimento institucional e a valorização dos talentos presentes dentro da Universidade de Brasília, é possível que os detentores de conhecimento transmitam-no a seus colegas e sejam certificados por isto.

 

Conforme o art. 14 da resolução, a aprendizagem em serviço é caracterizada como ação/evento de capacitação realizada por meio de atividades desenvolvidas no local de trabalho acompanhadas de instrução/treinamento, sob supervisão específica, de acordo com planejamento prévio aprovado pela DCADE/PROCAP. A atividade de aprendizagem em serviço gera certificação tanto para o servidor que recebe a aprendizagem, quanto para o facilitador.

 

Diante do exposto, é possível que os servidores recebam certificação por aprendizagem em seu ambiente de trabalho, desde que toda a documentação seja previamente encaminhada via SEI. A solicitação deverá ser feita por meio de formulário próprio (Requerimento de Aprendizagem em Serviço). Após a realização das atividades, deverá ser anexado ao processo Relatório de Avaliação de Aprendizagem em Serviço (também disponível no SEI) e encaminhado à PROCAP com as devidas assinaturas. Para acessar os referidos formulários, o servidor deverá selecionar o botão "incluir documento" e localizá-los na lista de documentos disponíveis para inclusão.