A Coordenadoria de Capacitação (Procap) vinculada à Diretoria de Capacitação, Desenvolvimento e Educação (Dcade) do Decanato de Gestão de Pessoas (DGP) da Universidade de Brasília - UnB tem por missão a atualização dos Recursos Humanos desta Instituição, visando à qualidade dos seus serviços, e por princípios a melhoria da qualidade de vida e da qualificação profissional; a adequação do perfil de servidores e colaboradores aos diversos ambientes organizacionais; a valorização·da sua participação nos programas desta Universidade e o processo contínuo de treinamento como agente motivador de participação.

Consideram-se o treinamento e a capacitação funcional como processos permanentes e contínuos, que podem tornar-se ferramentas eficazes, dinâmicas e rápidas, como processos educativos por excelência, enquanto facilitadores da aprendizagem, do crescimento e do desenvolvimento psicossocial e intelectual dos servidores.

Um dos propósitos da Procap é oferecer aos servidores técnico-administrativos e docentes o acesso a cursos presenciais e a distância, proporcionando a aquisição de competências e atualização de conhecimentos. Visa ainda ampliar e democratizar oportunidades de capacitação, oferecendo treinamentos próximos ao servidor, sem que haja necessidade de retirá-lo de seu ambiente de trabalho, a partir do uso da Internet.

Nessa perspectiva, a Coordenadoria de Capacitação (Pprocap) estabelece o seu Plano Anual de Capacitação que é um dos instrumentos da Política Nacional de Desenvolvimento (Decreto 5.707/2006) e fundamenta-se na busca do setor público pela excelência e melhoria da qualidade dos serviços ofertados à sociedade. Ademais, o PAC está previsto na Instrução Normativa da Câmara de Gestão de Pessoas nº 1/2016 que estabelece as normas para a capacitação dos servidores públicos federais em exercício na Fundação Universidade de Brasília.

É de extrema importância que os servidores e gestores da Universidade de Brasília acessem o PAC anualmente e façam o seu planejamento de capacitação bem como o da sua equipe. As ações de capacitação não contempladas no PAC poderão ser solicitadas a Escolas de Governos ou a outras instituições externas por meio de consulta à Coordenadoria.